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O que ninguém fala sobre programas de fidelização de clientes

October 22, 2018

 

 

Apesar de reconhecerem a importância dos programas de fidelização de clientes, muitos varejistas ainda não aproveitam todo o potencial que eles têm a oferecer. Através desses programas é possível captar um enorme fluxo de dados e informações sobre os clientes, que, quando utilizados de forma correta, podem trazer grandes benefícios para o varejista e torná-lo muito mais competitivo no mercado. 

 

Desse modo, é essencial alinhar a fidelização de clientes com o uso adequado dos dados captados pois, caso contrário, os varejistas desperdiçam a oportunidade de se destacar no mercado e aumentar a sua clientela. Para isso, é preciso primeiramente transformar os dados em grupos de informação úteis, e compreender o seus significados. 

 

Principais grupos de informação

 

O primeiro grupo é o que diz respeito às informações demográficas como gênero, idade, renda e endereço, que são importantes para conhecer melhor o público-alvo e as áreas de influência alcançadas pela loja.

 

Em segundo, está o grupo das informações referentes às preferências de compra, que incluem os produtos e as categorias que mais interessam cada cliente.

 

Por fim, o terceiro grupo é o que abrange dados como a frequência em que o cliente realiza uma compra e os gastos médios com cada transação. 

 

Ao ter em mãos esse conjunto de informações, é possível conhecer muito melhor os clientes e separá-los em grupos específicos como aqueles que apresentam potencial de gastar mais, aqueles que realizam compras com alta frequência e não podem ser perdidos para a concorrência, os que não procuram a loja há algum tempo, entre outros. Fazendo isso, a loja pode estabelecer estratégias específicas e eficazes para cada um desses grupos. 

 

A importância desse modelo estratégico

 

Ser capaz de dividir os clientes em agrupamentos detalhados é algo que pode contribuir diretamente para a saúde e a prosperidade dos negócios. Com base nessas informações, os varejistas têm a chance de descobrir se os seus clientes estão gastando mais ou menos do que no ano anterior, por exemplo, e se o grupo dos clientes mais rentáveis está aumentando ou diminuindo.

 

Além disso, essa riqueza de informações também auxilia no entendimento estratégico do negócio, se é interessante abrir outra filial ou expandir um determinado departamento de produtos, por exemplo, e também na definição de propagandas e campanhas de marketing direcionadas especialmente para o público-alvo da loja.

 

Se você quiser conversar um pouco mais sobre esse tipo de solução, é só ligar para 11 4081 3197. Nós da Inroots ficaremos felizes em atendê-lo. 

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