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Dados: o que fazer com eles?

March 7, 2019

 

 

Quais dados você possui armazenados sobre os clientes das suas lojas? E-mail, endereço, cesta de compras, horário de compras - tudo isso pode ser obtido. Provavelmente, você já tem acesso a todas essas informações, correto? O que você faz com elas? 

Coletar as características de compra dos clientes do seu varejo já é um bom começo, mas é preciso mais. Afinal, apenas as informações, se não usadas, não darão nenhum retorno financeiro para a sua empresa. É por isso que você necessita que o que é coletado sobre o cliente seja transformado em boas ideias, que resultem em lucros. 

Quer saber como fazer tudo isso?


Coleta de dados no varejo: como fazer isso?

 

Você sabia que já possui muitas informações sobre os consumidores que frequentam a sua empresa? Mesmo o varejista que não tem nenhum tipo de coleta própria, com cadastros nas lojas, já possui conhecimento suficiente sobre os clientes. Sabe como? 

Cada vez que alguém se cadastra em um programa de fidelidade oferecido por sua empresa ou coloca o CPF na nota (para participar de programas como a Nota Fiscal Paulista), informações de consumo se tornam disponíveis para análise. 

Há também a possibilidade de instalar sistemas próprios para coletar características específicas. Porém, é importante lembrar que de nada adianta saber que tem essas informações, se não faz nada com elas. É preciso processar esses registros! 


O que pode ser obtido através desses cadastros?

 

Quando você obtém, por exemplo, o cadastro do CPF na nota, é possível descobrir o horário que esse cliente mais vai às compras, de quanto em quanto tempo ele volta e que produtos ele leva, concorda? Se você faz essa coleta de todos os consumidores que frequentam o seus estabelecimentos, pode ter uma visão ampla do que acontece em suas lojas. Assim, é possível determinar: 


- Qual a idade dos clientes, em sua maioria; 
- Porcentagem de homens e mulheres; 
- Que horas cada faixa etárias prefere ir às compras; 
- De quanto em quanto tempo eles costumam voltar; 
- O que compram com mais frequência, entre outros. 

 

Das informações ao conhecimento e Insight 

 

Quando avaliadas por especialistas, todas as características que você, mesmo sem saber, armazenou, podem ser transformadas em informações sobre consumo de suas lojas. Assim, será possível ter uma visão ampla da sua empresa e enxergá-la como um todo. 

Essa visão geral, obtida através da análise de dados, pode resultar em Insights, que são ideias de como transformar as informações obtidas em ações lucrativas. Com o conhecimento, você pode direcionar a comunicação feita com o consumidor, de forma que ela se torne mais atrativa a ele. Assim, ele voltará e gastará mais em seu negócio. 

É com isso, que a Inroots trabalha. Nós queremos ajudá-lo a coletar os dados, se necessário, ou a transformar o que você já possui em conhecimento, Insights de negócio e lucro. Vamos trabalhar juntos?

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