Segmentação de Público Pt1: O que é isso, e por que importa para o varejo?

March 14, 2019

 

 

A segmentação de clientes é algo muito comum no mundo do marketing. É nesse processo que é possível conhecer as mais variadas características dos consumidores que procuram o seu varejo e se comunicar com ele de forma mais efetiva. 

Embora o procedimento possa parecer simples, nem sempre é. Se você não souber exatamente qual informação é importante para as suas lojas ou não conseguir cruzar esses dados, a análise de informações acaba não funcionando. Com isso, todo o investimento feito para saber melhor quem é o consumidor que procura a sua loja acaba não dando resultado nenhum. 

Não é isso que você quer, correto? Então entenda mais sobre a análise desses dados e como você pode transformar todo o processo em lucro. 

 

O que é segmentação? 

 

Segmentar nada mais é do que agrupar os seus consumidores por determinadas características. 

Muito mais do que saber a porcentagem de homens e mulheres, quando esse processo é bem feito, ele consegue identificar: 


- Qual produto cada faixa etária compra mais; 

- Quais são as cestas de compra mais comuns;
- De quanto em quanto tempo as pessoas voltam ao seu estabelecimento comercial; 
- Que horas elas gostam de ir, dentre outros dados bem específicos. 


Com isso, o setor de marketing poderá direcionar a mensagem certa para a pessoa exata. 

 

Qual a importância de segmentar? 

Você deve estar se perguntando: “Para que tudo isso?”. É simples: para oferecer ao seu cliente a oferta e a comunicação que ele precisa receber. 

Conhecendo melhor quem procura a sua empresa, as ações de comunicação podem ser direcionadas por grupos específicos. Quando o consumidor abre o seu celular, email ou Facebook, ele tem a impressão que a oferta foi mandada exclusivamente para ele. Afinal, só encontra itens atraentes para o seu estilo. 

Isso o fará voltar ao seu estabelecimento ao invés de optar pela loja vizinha.

 

Vale lembrar que, atualmente, você tem muito mais concorrentes do que pode imaginar. Além dos estabelecimentos físicos, que oferecem produtos semelhantes, o consumidor tem o mundo virtual para pesquisar preços e adquirir produtos. 

Com todo esse poder, se o cliente não se sentir abraçado por sua loja e não for realmente encantado na forma como a sua empresa se comunica com ele, ele simplesmente adquire o que precisa em outro local. O consumidor está mais exigente e cheio de opções para adquirir o que precisa. 

Cabe ao varejista investir em ações que tornem a sua empresa mais atrativa do que as demais. É preciso falar com cada pessoa como se fosse única. Quando você segmenta os consumidores de forma assertiva, esse diálogo fica mais simples e produtivo. 

Viu quão importante é segmentar os dados de forma correta? No próximo texto nós vamos listar os benefícios práticos da realização da segmentação. Até lá!

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