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Segmentação de Público Pt2 - Benefícios Práticos

March 25, 2019

 

 

Saber o que o seu cliente compra, que horas, quantas vezes por mês, entre outras informações importantes, é possível graças à prática de segmentação de público.

Ao segmentar as informações de forma correta e eficiente, é possível direcionar a comunicação de acordo com o perfil de cada cliente. Como resultado, você obtém o aumento das vendas e, consequentemente um maior lucro. 

Por isso, separamos alguns dos benefícios práticos que a segmentação de público pode trazer para a sua empresa.

 

Segmentação de público e a estratégia de marketing ​

 

Com a segmentação de público, o setor de marketing tem em mãos dados importantes de grupos específicos: itens mais comprados por cada um, horário de preferência de compras, períodos do mês em que há picos e vales de consumo, entre outros. Basta saber dividir o público geral em grupos relevantes.

Com esse conhecimento, extraído dos dados coletados em suas lojas, o setor de marketing pode enriquecer a sua estratégia não apenas em uma ou duas datas específicas, mas no ano todo, tratando cada cliente como único.

Aumento da percepção de valor 

A segmentação possibilita que o direcionamento da comunicação seja feito de forma mais específica. Graças a ela, cada pessoa que receber uma oferta da sua marca sentirá que está sendo impactada de forma exclusiva, pois só vê aquilo que realmente tem a necessidade de comprar. É como se a sua empresa conseguisse adivinhar o que o cliente precisa, antes mesmo de ele sair de casa para procurar pelo item. 

Isso resulta em um impacto muito positivo para o consumidor, que sentirá que a sua loja tem tudo o que ele precisa, enquanto os concorrentes só enviam ofertas gerais, que podem não atender ao que o cliente quer. A sua loja será percebida como sendo melhor. 

Preços especiais para o consumidor especial 


A sua loja pode saber quais grupos de consumidores compram quais tipos de produtos, graças à segmentação. Esse dado pode ser transformado em descontos específicos. Através de uma oferta personalizada, você terá como oferecer um desconto agressivo a um determinado grupo, visando atraí-lo para a sua loja. 

Como a oferta é segmentada (e muito mais confidencial), apenas o público-alvo será impactado. Além disso, a concorrência demorará muito mais para ter conhecimento da sua ação.


Criação de personas mais reais 


A segmentação possibilita que o setor de marketing crie personas ainda mais reais e específicas. Assim, a estratégia de marketing e comunicação poderá ser melhor elaborada.

 

Quem são as personas que representam os seus consumidores? Como que elas foram criadas? O uso de dados de compra e segmentação de público podem deixar esse recurso muito mais poderoso.


A Inroots é especializada em analisar dados e realizar a segmentação, para que todos esses benefícios cheguem em sua empresa. Fique atento ao próximo texto: "Um exemplo de segmentação de público”

 

 

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