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A importância do posicionamento e estratégia.

April 19, 2019

O mundo hoje gira em torno das marcas. Você consegue garantir que o público vai lembrar da sua?

 

 

A comunicação e estratégia para o varejo mudaram rapidamente nos últimos anos. Não à toa, os negócios tiveram que evoluir para acompanhar uma nova realidade de consumo e comportamento do consumidor, cada vez mais exigente e atualizado.

 

Não é preciso mais uma loja física. Dá comprar tudo online. Anúncios em jornal já não são a única maneira de se informar sobre ofertas ou promoções. É possível receber notificações de preços mais baixos ou descontos pelo celular.

 

Diante da velocidade desses movimentos promovidos pela tecnologia e inovação, continua sendo fundamental e de grande valor para as empresas saber que lugar sua marca ocupa neste novo mundo, e como ela é percebida por seus consumidores. Isso se chama posicionamento.

 

Qual é o seu setor de atuação? O que consumidores pensam sobre o seu negócio? O que torna único  o produto ou serviço que você oferece diante dos seus concorrentes? As respostas para estas perguntas ajudam a definir como sua marca se posiciona, que espaço ela ocupa no mercado e como reagir às mudanças.

 

Fato é que o posicionamento tem uma ligação íntima com a estratégia para os negócios. Quando há clareza de “qual é a verdade da sua marca”, é mais fácil garantir que seus atuais e futuros clientes enxerguem o seu diferencial diante da concorrência e lembrem do seu produto ou serviço.

 

Neste quesito, negócios diferentes optam por estratégias diferentes para isso acontecer.

Dentro do setor de varejo, existem alguns caminhos possíveis. Separamos abaixo três, que são recorrentes no setor:

 

Foco em Preço: quer pagar quanto?

 

Para aumentar a percepção junto ao público como varejo com foco em preço, e manter a competitividade frente aos concorrentes, os varejistas que optam por esta estratégia de negócios privilegiam a compra de produtos em escala, oferecendo uma variedade menor de produtos, e uma comunicação que fortaleça essa prática de preços baixos.  

 

Foco em Qualidade: satisfação garantida.

 

Concentrado em atendimento ao cliente e na experiência dentro da loja, esse modelo de negócio busca construir um relacionamento emocional com os clientes. A diversidade maior de produtos e serviços oferecidos em situações de compra, o varejo com foco em qualidade atende um grupo menor de consumidores em contrapartida a uma alta percepção de desempenho.

 

Foco em Valor: a balança do custo e benefício.

 

O varejo com foco em valor se consolidou no mercado diante da distância entre negócios de preços mais baixos e de qualidade superior. O posicionamento é mesmo de ser uma uma oferta equilibrada. Em estratégia, isso significa mais espaço para maximizar o giro de estoque, promover experimentações com os produtos disponíveis nas prateleiras ou desenvolvimento de um rótulo próprio.  

 

Essas são estratégias mais comumente observadas e praticadas em negócios no setor. Mesmo com elas em mente, ainda é preciso considerar que somente uma consistência de posicionamento ao longo do tempo é capaz de permitir varejistas a competir melhor no mercado pela atenção dos consumidores e criar consideração do público por seu produto ou serviço.

 

Porque tanto quanto clientes satisfeitos, o que todos querem é clientes que voltem.

E, neste mercado que surge, confiança é a nova moeda social.

 

No próximo texto, aqui no Ideias Para o Varejo Inroots, vamos falar sobre como conceitos de posicionamento e estratégia na prática podem contribuir para varejistas organizarem seus objetivos de negócio e fazer investimentos mais inteligentes.

 

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