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Como aplicar a estratégia de marca para os seus negócios.

May 6, 2019

O movimento agora é de dentro para fora. Como transformar o que sabemos sobre as marcas em novos negócios?  

 

 

Em alguns momentos, é preciso dar um passo para trás para ir dois para frente. No texto anterior, apresentamos a importância de ter em mente e no coração da operação, o posicionamento e estratégia de marca. É mais do que o seu lugar no mundo, é o que você traz de diferente para ele.

 

Porque nós sabemos que não existem “lugares marcados” no varejo. No mesmo território que os seus negócios fundaram o que é essencial para ganhar consideração neste setor, existem outras marcas tentando conquistar o mesmo espaço. Nike x Adidas; Apple x Samsung; Coca-Cola x Pepsi; Burger King x McDonald´s. A concorrência faz parte da dinâmica do próprio mercado.

 

Diante de tantos players, como então as marcas comunicam o que as tornam únicas para o público?

 

Publicidade.

 

Todo mundo sabe que quem não coloca na vitrine não vende. Mas uma campanha publicitária é mais do que uma série de anúncios ou um filme na TV. É como sua marca se comporta em todos os pontos de contato com o consumidor. Por isso, não há exagero em afirmar que a estratégia de marca é que fornece a infraestrutura para o marketing externo. Está tudo integrado.

 

Quando o Wal-Mart estabelece como verdade da marca uma estratégia com foco em preço, o que é anunciado e vai para o ponto de venda é uma comunicação agressiva voltada para ofertas e descontos. O mesmo não acontece no St. Marche, que tem um posicionamento estratégico voltado para uma percepção de alta qualidade.

 

 

 

 

 

Sortimento de produtos: Variedade x Profundidade x Assertividade

 

No setor varejista, a estratégia de marca não só fala como as empresas se comunicam, mas também diz muito sobre o que vai para a gôndola — e o que o seu público vai encontrar.

 

Variedade

 

Quem quer ter foco em qualidade, tem que ter variedade. O St.Marche abriu suas portas em 2002 oferecendo um um sortimento sofisticado de produtos ainda desconhecidos do público. Hoje, com 19 lojas na Grande São Paulo, a rede é um representante notório dos “supermercados de luxo” no Brasil, com contratos de fornecimento exclusivos e garantia para produtos mais específicos.

 

Profundidade

 

Um bom exemplo dentro de profundidade, que busca atender uma segmentação específica de público dentro do mercado, é a rede de lojas franqueadas Mundo Verde. Com mais 220 produtos próprios com foco na vida saudável e natural, a marca lança este mês seu  e-commerce. O movimento surge como parte de uma estratégia de marca, visando um mercado brasileiro que, ainda que visto como nichado, representa o 4º maior do mundo.  

 

 

 

Assertividade

 

Na disputa por preços mais baratos, o Wal-Mart mantém a competitividade com um sortimento de produtos com direcionamento claro para a assertividade. Isso significa uma grande quantidade de itens nas prateleiras, mas com menor variedade ou especificidade. Essa estratégia para os negócios é vista e aplicada com frequência por grandes varejistas com foco em preço ou redes de atacado. Sabendo o que tem mais saída, o departamento comercial consegue realizar pedidos maiores para os fornecedores e praticar valores menores que o de mercado, sendo mesmo suscetíveis à negociação no caixa.     

 

Esses são somente alguns exemplos na prática de como uma estratégia de marca forte é capaz de fornecer as bases para uma campanha publicitária atraente para o público, direcionar a operação e distribuição de produtos, e promover mudanças no mercado consumidor.

 

O que é comum a todos eles é a responsabilidade e compromisso com uma estratégia de marca e posicionamento. No setor de varejo, essa consistência é primordial e deve fazer parte tanto da organização das áreas dentro da empresa bem como das práticas comuns do dia a dia: do departamento de marketing ao atendimento ao cliente; na negociação com fornecedores à maneira como se atende o telefone.

 

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A Inroots é uma empresa de marketing especializada para o varejo. Nós usamos a inteligência de dados e o poder do conteúdo para criar a estratégia ideal para os seus negócios. Quer saber mais? Fale com a gente e marque uma reunião: +55 11 4081-3197.  

 

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